domingo, 1 de março de 2009

Calcula a tua Pegada Ecológica!

Humanidade necessita de dois planetas Terra



Se a Humanidade mantiver o gasto de recursos naturais em 2030, dentro de duas décadas serão necessários dois planetas Terra para manter o nosso estilo de vida. Portugal não foge à regra: consome mais do que pode.
Segundo o Relatório Planeta Vivo 2008, divulgado de dois em dois anos pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mais de três quartos da população mundial já vivem em países com défice ecológico, ou seja o gasto médio de recursos é superior à capacidade de os produzir.


Segundo o WWF, o equilibrio seria mantido caso a média mundial de pegada ecológica fosse de 1,8 hectares por pessoa ao ano. É essa a área estimada de que, tendo em conta população mundial, cada indivíduo precisaria para que o planeta lhe garantisse os consumos actuais e os "lixos" dele resultante.
Portugal tem uma pegada ecológica de 4,4 hectares (ha) por habitante, ou seja, esta é a área em terra e mar "ocupados" por cada pessoa para produzir os recursos naturais de que necessita para manter o seu estilo de vida.
Num lista de 151 países, Portugal figura em 28.º lugar na pegada ecológica, longe da média global mundial de 2,7ha. Mas fica em 95.º no que toca à biocapacidade (área disponível para produzir recursos e reter emissões de dióxido de carbono), que é de apenas 1,2 ha per capita (contra em média global de 2,1 ha).
Feitas as contas, a pegada ecológica, portanto a pressão sobre os recursos naturais, é quatro vezes superior à capacidade biológica do país. "Seriam necessários dois planetas para manter o padrão médio de consumo de cada português", nota o WWF.
A situação agrava-se quanto à pegada da água, usada pela primeira vez pela organização, que avalia as necessidades deste recurso para produzir bens e produtos.
Enquanto o "consumo" médio per capita mundial é de 1,24 milhões de litros de água e por ano, em Portugal esse indicador é considerado preocupante: 2,26 milhões de litros por pessoa/ano. E é preocupante por o país se encontrar na bacia do Mediterrâneo, onde se localizam cinco dos dez países com a pegada da água mais alta.
O consumo mais alto pertence aos Estados Unidos da América (EUA), com 2,48 milhões de litros por pessoa/ano. Os EUA estão aliás no clube dos países com maiores pegadas ecológicas, que são, tal como as da China, superiores em 21% à respectiva biocapacidade. Com uma pegada ecológica média de 9,4 ha, os EUA necessitariam de 4,5 planetas e registam uma pegada 1,8 vezes superior à capacidade biológica, o que traduz um importante défice. A China (com 2,3 vezes) e a Índia (2,2 vezes), porém, suplantam os EUA, vinca o WWF, cujo relatório aborda também a biodiversidade.
Jornal de Notícias 29-out-2008
Calcula a tua pegada ecológica aqui

2 comentários:

Coisas de Mulheres disse...

Em portugal gastasse o dobro :S

Coisas de Mulheres disse...

Se cada pessoa no planeta adotasse o seu estilo de vida, seriam necessárias 2 TERRAS para suprir as necessidades da humanidade.

Vou tentar mudar isto, ahahha ;D