quarta-feira, 4 de março de 2009

Laboratório de Química

Regras de Segurança

§ Não brincar. O laboratório é um local de trabalho. Não se admitem descuidos ou brincadeiras.
§ Todas as experiências devem ser realizadas com o acompanhamento do professor.
§ Não se devem misturar substâncias ao acaso.
§ Usar bata para proteger o corpo e a roupa.
§ Conhecer e utilizar correctamente o material de laboratório.
§ Ter cuidado com o manuseamento de material quente.
§ Ler com atenção as instruções. O trabalho deve ser planeado antes do início do mesmo. Uma eficiente organização evita a perda de tempo.
§ Verificar bem o rótulo dos frascos. Verificar as indicações inscritas nos rótulos, em especial símbolos de aviso.
§ Nunca provar, cheirar ou retirar com as mãos os produtos. Os produtos químicos podem provocar danos em pessoas e material, por isso devem ser manuseados com o máximo cuidado.
§ Usa luvas sempre que mexeres em substâncias tóxicas ou corrosivas.
§ Não contaminar os produtos. Não trocar as tampas dos frascos.
§ Não fumar dentro do laboratório.
§ Conservar a mesa de trabalho limpa. A mesa de trabalho (banca) deve ser mantida limpa e arrumada para facilitar as execuções experimentais e evitar acidentes.
§ Usar óculos de segurança para proteger os olhos.
§ Na diluição de ácidos, o ácido deve ser vertido na água e não o contrário.
§ As experiências que provocam a libertação de vapores devem ser feitas em locais próprios ou bem arejados.
§ No caso de ocorrência de ferimentos, estes devem ser imediatamente tratados.

Símbolos de Segurança


E - EXPLOSIVO: Evitar choques ou colisões. Movimentar com cuidado, com adequada protecção dos olhos, pele e vestuário. Manter afastado de chamas.






Xn - NOCIVO/ Xi -IRRITANTE: Provoca danos na saúde, quer em contactos casuais quer em contactos prolongados. Não se deve permitir o contacto com pele ou roupa, ingerir ou inalar. Deve ser usada máscara protectora.






F - INFLAMÁVEL/ F+ - MUITO INFLAMÁVEL: Substância que inflamam e ardem com facilidade. Deve ser mantida afastada de chamas, fontes de ignição ou de calor. Não ingerir.

C - CORROSIVO: Pode causar danos irreversíveis nos tecidos vivos. Não permitir o contacto com pele ou roupa. Não ingerir ou inalar. Usar luvas durante o manuseamento.


O - COMBURENTE: É uma substância que em contacto com uma fonte de ignição permite o início ou a intensificação de uma combustão. Manter afastado de chamas. Não ingerir.


R - RADIOACTIVO: Emissão de radiações que em doses elevadas podem ser fatais.

T - TÓXICO/ T+ - MUITO TÓXICO: Pode causar danos variáveis, podendo provocar a morte. Não se deve permitir o contacto com a pele ou roupa. Não ingerir ou respirar os vapores. Usar luvas durante o manuseamento.





N - PERIGOSO PARA O AMBIENTE: Substância que provoca danos no meio ambiente. Deve ser conveniente neutralizada ou tratada antes de libertada.

domingo, 1 de março de 2009

Calcula a tua Pegada Ecológica!

Humanidade necessita de dois planetas Terra



Se a Humanidade mantiver o gasto de recursos naturais em 2030, dentro de duas décadas serão necessários dois planetas Terra para manter o nosso estilo de vida. Portugal não foge à regra: consome mais do que pode.
Segundo o Relatório Planeta Vivo 2008, divulgado de dois em dois anos pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mais de três quartos da população mundial já vivem em países com défice ecológico, ou seja o gasto médio de recursos é superior à capacidade de os produzir.


Segundo o WWF, o equilibrio seria mantido caso a média mundial de pegada ecológica fosse de 1,8 hectares por pessoa ao ano. É essa a área estimada de que, tendo em conta população mundial, cada indivíduo precisaria para que o planeta lhe garantisse os consumos actuais e os "lixos" dele resultante.
Portugal tem uma pegada ecológica de 4,4 hectares (ha) por habitante, ou seja, esta é a área em terra e mar "ocupados" por cada pessoa para produzir os recursos naturais de que necessita para manter o seu estilo de vida.
Num lista de 151 países, Portugal figura em 28.º lugar na pegada ecológica, longe da média global mundial de 2,7ha. Mas fica em 95.º no que toca à biocapacidade (área disponível para produzir recursos e reter emissões de dióxido de carbono), que é de apenas 1,2 ha per capita (contra em média global de 2,1 ha).
Feitas as contas, a pegada ecológica, portanto a pressão sobre os recursos naturais, é quatro vezes superior à capacidade biológica do país. "Seriam necessários dois planetas para manter o padrão médio de consumo de cada português", nota o WWF.
A situação agrava-se quanto à pegada da água, usada pela primeira vez pela organização, que avalia as necessidades deste recurso para produzir bens e produtos.
Enquanto o "consumo" médio per capita mundial é de 1,24 milhões de litros de água e por ano, em Portugal esse indicador é considerado preocupante: 2,26 milhões de litros por pessoa/ano. E é preocupante por o país se encontrar na bacia do Mediterrâneo, onde se localizam cinco dos dez países com a pegada da água mais alta.
O consumo mais alto pertence aos Estados Unidos da América (EUA), com 2,48 milhões de litros por pessoa/ano. Os EUA estão aliás no clube dos países com maiores pegadas ecológicas, que são, tal como as da China, superiores em 21% à respectiva biocapacidade. Com uma pegada ecológica média de 9,4 ha, os EUA necessitariam de 4,5 planetas e registam uma pegada 1,8 vezes superior à capacidade biológica, o que traduz um importante défice. A China (com 2,3 vezes) e a Índia (2,2 vezes), porém, suplantam os EUA, vinca o WWF, cujo relatório aborda também a biodiversidade.
Jornal de Notícias 29-out-2008
Calcula a tua pegada ecológica aqui